segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Receitinha vegana!

Pessoal, tenho uma amiga querida em Sampa que cozinha maravilhosamente bem: a Sabrina. Ela tem um blog cheio de receitinhas gostosas e em um dos comentários que deixei, disse que queria ver uma receitinha vegana, pois passei um bom tempo numa dieta medicinal que restringia o uso de qualquer alimento de origem animal - coisa que reduzi muito na minha alimentação.

Então, semana passada ela postou o BOBO VEGETARIANO:

- 1 kg de mandioca cozida
- 1 litro de caldo de legumes. Ela sugere que façamos em casa, pois fica mais saboroso e mais saudável também - com menos sódio. Para isso, recomenda usar todos os legumes que se tem na geladeira: cenoura, batata, chuchu, abóbora, salsão, enfim, tudo o que tiver. Cozinha em fogo brando, temperado com sal e um fiozinho de azeite, juntamente com um raminho de salsinha, cebolinha e louro, amarradinhos e “pendurados na panela”. Quando terminar o cozimento, é só tirar esse “molhinho de temperos”....). Ah, o que sobrar do caldo, é só congelar pra próxima receita.
- 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
- 3 colheres (sopa) de azeite de dendê - esse eu vou passar, pois apesar de baiana, não tenho muita tolerância a esse oléo
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 pimentas-de-cheiro picadas (sem as sementinhas)
- 1 pimenta-malagueta picada (idem)
- 2 cenouras cortadas em cubos e pré-cozidas
- 1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos
- 3 tomates (sem casca) picados em cubos pequenos
- 100g de vagem macarrão pré-cozida
- 120g de mini-milho em conserva
- 300g de palmito cortado em 3 partes
- 100g de azeitona verde sem caroço
- 100g de azeitona preta sem caroço
- 1 xícara (chá) de ervilha (usar congelada ou fresca)
- 300 ml de leite de coco (fica beeem mais gostoso se tirar o leite do próprio coco, mas na realidade do nosso dia a dia, compra uma garrafinha que está ótimo.
- 4 colheres (sopa) de molho shoyu
- sal a gosto (peguem leve, ok?)
- cheiro verde e coentro picado a gosto

Modo de Preparo:
Em um liquidificador bata a mandioca cozida juntamente com o caldo de legumes.
Se não couber tudo no liquidificador, bata em duas etapas.
Reserve este creme.
Misture o azeite de oliva com o azeite de dendê e refogue a cebola , o alho , a pimenta-de-cheiro e a pimenta-malagueta por, aproximadamente, 5 minutos.
Junte as cenouras, o pimentão vermelho, os tomates picados, a vagem macarrão, os mini-milhos, o palmito cortado em três partes, a azeitona verde sem caroço, a azeitona preta sem caroço e a xícara de ervilha.
Mexa bem e acrescente o creme de mandioca (que foi batido no liquidificador), os 300 ml de leite de coco, as quatro colheres de molho shoyu e acerte o sal.
Depois que ferver deixe cozinhando por mais 10 minutos. Salpique o cheiro verde e o coentro picados a gosto. Sirva imediatamente.

Bom Apetite !!!

Veja mais receitas MARAVILHOSAS no blog dela: http://doceslembrancasdasa.blogspot.com/.

2 comentários:

  1. amei a dica, vou tentar fazer. será que ajuda a emagrecer tbm... to precisando!!

    http://gotryiton.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai, que lindinha!! Obrigadíssima pelos elogios, adorei (tô precisando...). Pode fazer o "Bobó" sem medo, é uma delícia, faz o maior sucesso em casa. Depois mando outras, tá?
    beijos, querida

    ResponderExcluir